Com o avanço da tecnologia no setor financeiro, aumenta-se a complexidade e, por consequência, a probabilidade de surgir vulnerabilidades no sistema e o risco de fraude.
São justamente nessas vulnerabilidades que os criminosos podem infligir golpes fraudulentos. Geralmente, as empresas não são escolhidas a esmo, ou seja, os criminosos escolhem justamente a que eles encontram uma brecha de entrada.
Em vista a esses ataques e tantos outros que podem ocorrer no mercado financeiro, criou- se dezenas de plataformas como aNice Actmize, que oferece um gerenciamento holístico do controle de fraude.
O mercado financeiro como principal alvo
Em estudo realizado sobre Risco de segurança corporativa de TI, pela Kaspersky Lab, com a B2B international, em 2015, apontou que 50% das empresas brasileiras acreditam que podem melhorar sua segurança sobre transações financeira.
Além disso, não estamos falando apenas de fraudes monetárias, mas também sobre fraudes em dados.
No Brasil, os principais focos são os bancos, porém apenas 2 dos maiores têm algum tipo de segurança contra fraudes digitais. Tornando a experiência do cliente deturpada e até mesmo perigosa.
Proteção para bancos
Embora bancos já tenham uma série de regulamentos de segurança para seguir, ainda há evidências de fraudes. Isso é causada pela falta de atualização na área de segurança digital.
Com a imersão cada vez mais profundas no mundo digital, é extremamente importante a manutenção do seguimentos de segurança em um banco. Se levarmos em conta que um cliente pode fazer transações a partir do próprio celular, um sistema de segurança falho, que não encontre defeitos, pode ser fatal.
Levando em conta que os criminosos não agem de maneira aleatória, escolhendo a empresa mais fácil, qualquer uma que tenha falhas na segurança pode se tornar uma potencial vítima desse tipo de crime.
Vale ressaltar novamente que os criminosos podem deter não somente dinheiro mas também dados e informações dos usuários que podem vir a ser o ponto de partida a para o criminoso empregar fraudes em nome do usuário ou até mesmo de suborno.
Os criminosos, em caso de suborno, procuram fazer a troca pela moeda virtual, bitcoins.
Proteção voltada para o cliente
Não basta apenas manter a segurança em uma rede de dados e transações, é importante trazer uma abordagem holística que garanta a maximização da experiência com os clientes.
Quanto mais dados o cliente tem que oferecer para um site, mais seguro eles devem se sentir. Logo, as instituições financeiras devem garantir que o cliente entra e saia de sua plataforma de maneira segura e uniforme
A abordagem agnóstica, compreendendo segurança e identificando possíveis vulnerabilidades de ponta a ponta na área de TI das empresas, ajuda a manter o cliente e seus dados seguros.
Quando a fraude vem de dentro
Às vezes uma fraude pode vir da onde menos esperamos, por exemplo dentro da própria empresa.
Seja por acidente ou não, as fraudes que ocorrem dentro da empresa são mais comuns do que parecem ser e ainda mais difíceis de conter.
Conter e Identificar esse tipo de fraude infringe em conhecer não somente os procedimentos e seus funcionários mas, para o gestor, é importante conhecer o sistema de controle financeiro, o que te dá acesso a registros e comprovantes para identificar sozinho algum possível erro.
Entretanto, há maneiras mais fáceis de se proteger de fraudes internas na sua empresa. Usar a tecnologia ao seu favor é uma das dicas de ouro. 7
Além de facilitar a checagem de fraudes, os softwares de segurança podem gerar relatórios mais completos, além de contar com IA holístico, tomando conta de todo o setor de fraude.
Como se proteger
Diversos recursos são utilizados pelas plataformas anti-fraudes que ajudam a manter o seu negócio seguro.
Um dos usados pela Nice Actmize é o estudo sobre o padrão de comportamento do cliente. O software cruza dados e determina um perfil de transações para o cliente, levando em consideração tipo e valor. Esse recurso otimiza a experiência do cliente que sabe que está em um ambiente seguro.
Além disso, o software tem outro recurso bastante importante. A análise de Fraudes dentro da própria empresa. Identifica atividades que não são compatíveis com os funcionários, caracterizando como fraudes e notificando em tempo real. Também fornece proteção contra perdas monetárias e riscos, além de danos à reputação.
O Nice Actimize conta com uma suíte de soluções e gerenciamento de segurança digital que cuida da sua empresa, gera relatórios e maximiza a experiência do cliente com uma compra segura.
Contando com uma base aberta e flexível, o compartilhamento de dados garante promove a eficiência e entrega soluções para aprimorar e enriquecer os resultados das fraudes.
Entre em contato conoscoe obtenha mais informações sobre o Nice Actimize.