Fale conosco 55 11 5081-9599

05 de June de 2019

Como evitar uma fraude financeira

Veja como se proteger das fraudes e o que a sua empresa pode fazer para garantir que elas não aconteçam.

A fraude financeira pode acontecer de diversos modos. A imaginação dos fraudadores cresce na mesma velocidade que as tecnologias antifraude são lançadas no mercado. Sendo assim, será que há um modo seguro de garantir que as fraudes não ocorram?

Para responder essa pergunta nós primeiro precisamos entender quais são os tipos de fraudes. Como a maior parte delas acontece. Assim, seremos capazes de compreender quais soluções no mercado realmente funcionam no combate às fraudes.

Lembrando que todo o nosso artigo foi extensamente pesquisado em diversos sites e revistas conceituados do mercado. Nós jamais iremos trazer informações que não fazem parte de publicações ilibadas. Todas as referências estarão no final do artigo.

O que configura uma fraude financeira?

Uma fraude é caracterizada por uma ação em que o objetivo é a obtenção de vantagens ilícitas. Ou seja, praticada de maneira dita injusta, ou ilegal. Essas vantagens podem ser em forma de dinheiro, propriedades, serviços, até mesmo informações relevantes.

Quando falamos especificamente das fraudes financeiras, estamos apontando para as questões em relação à segurança nas transações e operações. Sobretudo nas empresas.

Ao falarmos em fraude, precisamos lembrar que essa questão gera impacto imediato em diversas frentes de uma marca. Por exemplo, uma empresa vítima de fraude, além de ter seus recursos desviados (em razão do ato) também poderá ver a sua credibilidade ruir no mercado financeiro.

Credibilidade é uma moeda difícil de ser reconquistada. Uma empresa (ou um grupo de empresários) que caia vítima da perda de credibilidade poderá estar saindo completamente do jogo.

O impacto das fraudes financeiras no Brasil

A fraude financeira da pirâmide é uma velha conhecida do público brasileiro. Nos anos 40, quando Carlo Ponzi chegou ao Brasil, o ítalo-americano inventou um golpe que enganou 30 mil investidores, gerando um prejuízo no valor de 9,6 milhões em dólares.

Ele prometia um retorno alto (50%) em pouco tempo. Esse golpe ficou tão famoso que foi apelidado de Esquema de Ponzi. Dando crédito ao seu infame inventor.

Apesar de antigo, o golpe parece funcionar até hoje. Dados da revista Exame apontam que a JJ Invest, sediada em Copacabana, foi acusada de desaparecer com o patrimônio de milhares de pessoas.

Os números apontam para um valor de R$ 300 milhões de reais. Infelizmente, essa cifra não pode ser verificada, pois descobriu-se que a JJ Invest sequer tinha autorização para funcionar. O segredo da companhia estava em seduzir os investidores com uma promessa de 10% de retorno rápido.

Uma verdadeira reedição do Esquema de Ponzi em pleno ano de 2019. Em uma publicação do jornal O Globo, ficou provado que o empresário responsável pela JJ (Jonas Jaimovick) desapareceu com todo o dinheiro. Deixando os investidores sem nada.

A tecnologia dificultar as fraudes?

A tecnologia parece ser esse ser incorpóreo perfeito capaz de resolver todos os problemas do cotidiano. Faça um teste agora mesmo, procure enumerar, dentro do seu escritório, itens que não estavam presentes 5 ou 10 anos atrás.

Você verá que a vida foi completamente reconfigurada com a presença de aparelhos novos e tecnológicos. Assim como a reconfiguração do espaço. Hoje, um simples aplicativo é capaz de resolver problemas que antes eram necessárias equipes inteiras.

Todas essas facilidades nos levam a acreditar que as fraudes estão acontecendo em menor escala. Não é mesmo? afinal. Em um mundo tão moderno e conectado, torna-se mais difícil aos fraudadores conseguirem os resultados desejados.

Infelizmente, não é verdade. A mesma tecnologia que aumenta a nossa produtividade e melhora a nossa vida, também abre novas possibilidades de fraudes. Em outras palavras, é fácil fraudar quando existe muita tecnologia e pouca segurança.

Os bancos fantasmas

Dados do Monitor das Fraudes aponta para um crescimento exponencial dos bancos fantasmas. Contas que não existem, investimentos ilegais ou outras formas ilegais de captar recursos de investidores desavisados.

Esses bancos aumentaram, sobretudo, graças a facilidade de comunicação presente nas redes sociais. Hoje, qualquer pessoa pode simplesmente afirmar que é dona de um banco de investimentos e captar recursos.

Há como as empresas ficarem protegidas? Sim. São diversas maneiras para garantir que uma empresa não caia vítima desses e outros tipos de golpes. Muitos deles até silenciosos (que acontecem diretamente nas transações, atuando no sistema).

Como proteger a empresa em um cenário tão caótico?

Como nós dissemos no começo do artigo, as fraudes financeiras assumem os mais diferentes perfis. Apontamos também para o fato de que uma empresa quando vítima de fraude (seja por parte dos executivos, ou dos seus clientes) pode ter a imagem manchada para sempre.

Por fim, deixamos claro que a tecnologia em si, sozinha, não pode ser responsável pela segurança da empresa. Afinal, se ela abre possibilidades para que novas ferramentas surjam, ela também pode ser usada pelos fraudadores.

o que fazer? Contratar uma suíte que se preocupe com todas as questões envolvendo fraudes. Gere relatórios confiáveis e até mesmo possua inteligência artificial (configurada com o que existe de última geração em Machine Learning) para garantir que a sua empresa esteja sempre segura.

Exemplos de atuação

Imagine a possibilidade de encontrar padrões de comportamento na voz de duas pessoas que estão conversando pelo telefone. Vamos supor que uma delas use muito a palavra “sorvete”. E todas as vezes que essa palavra é mencionada, a outra pessoa fica em silêncio por 1 segundo extra.

Há mais, a suíte também será capaz de detectar as ligações feitas antes e após essa conversa. Vamos supor que após falarem sobre o tal “sorvete”, a primeira pessoa faz uma ligação para uma terceira e a conversa também obedece a critérios básicos de conversa. Gerando dúvida.

O que a inteligência artificial é capaz de fazer? Enquadrar esses padrões de comportamento e fazer comparações, na busca por uma conversa que pode estar envolvida em uma fraude. Essa conversa será registrada em relatórios que são atualizados constantemente. Conforme o A.I da máquina aprende mais sobre o comportamento.

Essa é apenas uma das soluções que uma grande suíte de recursos antifraude possuí. Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco. Nós podemos tirar todas as suas dúvidas.

Nós também estaremos na feira CIAB / Febraban, faça uma visita e conheça o nosso stand. Estaremos trazendo novidades para o mercado brasileiro. Esperamos você lá.

(fontes: Revista Exame, jan. 2019. Jornal O Globo, edições de maio e abril. Canal Monitor de Fraudes, última visita em junho de 2019)

Outras Notícias

19
Sep

9º Congresso PLD

9º Congresso PLD

A Affair System marcou presença no 9º Congresso de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo nos dias 03 e 04 de setembro de 2019 – Centro Fecomercio de Eventos SP Debate das melhores práticas, novidades, tendências e novas tecnologias para prevenção a lavagem de dinheiro e combate ao financiamento ao terrorismo. O Congresso contou com a presença do Ministro da justiça Sergio Moro na abertura do evento.

https://portal.febraban.org.br/evento/95/pt-br/9%C2%BA-congresso-de-preven%C3%A7%C3%A3o-%C3%A0-lavagem-de-dinheiro-e-ao-financiamento-do-terrorismo

 

10
Jul

Ciab Febraban 2019

CIAB Febraban 2019

A Affair System marcou presença na CIAB 2019, feira de soluções tecnológicas para o Mercado Financeiro, organizado pela Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN.

Este ano, a Affair System levou para o evento o que há de novo em tecnologia para segurança financeira, desde o desenvolvimento até o gerenciamento de softwares.

https://www.youtube.com/watch?v=KsfPyVBSOos&feature=youtu.be

05
Jun
Affair na CIAB Febraban

Affair na CIAB Febraban

Estaremos presentes na CIAB Febraban, grande congresso de tecnologia da informação e digital. Voltada exclusivamente ao setor financeiro. Neste ano, o tema será “Conectado com o Cliente.”

Inovação é a palavra de ordem desde que o mundo é mundo. Temos absoluta certeza de que você já foi à inúmeras feiras e em todas elas prometiam a tal da inovação. Cada uma a sua maneira, cada uma de um modo. Mas há diferenças e ela está na CIAB Febraban. Continuar lendo